Serviços Conectados Scania

Serviços Conectados Scania

Celular Scania ConectadoScania anunciou um novo conceito de serviços que faz uso inteligente de dados do veículo, cujo objetivo é reduzir os custos operacionais e as emissões de poluentes e CO2. Com o nova solução, é possível identificar estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível, intervalos de manutenção etc.

Com o objetivo de oferecer aos clientes soluções mais completas que contribuam para maior rentabilidade e mais eficiência no gerenciamento de operações logísticas, a Scania lançou no mercado os Serviços Conectados, um novo conceito de serviços que faz uso inteligente de dados do veículo e contempla uma parceria com a rede de concessionárias da marca. O produto já está disponível para mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo. No Brasil, os clientes poderão desfrutar da solução a partir de janeiro de 2017.

“Com os Serviços Conectados Scania, superamos a barreira da telemetria para oferecer uma alternativa completa ao transportador com a disponibilização dos dados do veículo, uso inteligente dessas informações e consultoria customizada prestada pela rede de concessionárias, conforme as demandas de negócios e logísticas de nossos clientes. Nosso foco é promover ao transportador uma visão mais holística para que ele possa realizar a gestão mais eficiente da frota e, consequentemente, aumentar a rentabilidade de modo progressivo”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

Por meio dos Serviços Conectados, é possível implementar ações de melhoria que contribuam para a redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa. O transportador e a Scania têm acesso a muitos dados do veículo e, por meio deles, pode identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.Scania-Fleet-interna-300x169

“Ter acesso aos dados operacionais do veículo permite à Scania entregar ativamente soluções de transporte para a frota. Os Serviços Conectados significam um novo patamar na redução de custos operacionais e mais disponibilidade, aliados à diminuição das emissões de poluentes e CO2, um compromisso permanente da Scania. Refere-se a uma renovada maneira de pensar o transporte, com ainda mais inteligência”, explica Barral.

Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo. No entanto, os proprietários desses veículos devem procurar uma Casa Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. Para veículos fabricados a partir de 2012 e 2013, respectivamente, o módulo poderá ser facilmente instalado, por um valor competitivo, também em qualquer concessionária da marca. Para os produtos anteriores, o uso também é possível, mas dependerá de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação. O mesmo vale para caminhões de outras marcas, que também poderão contar com a solução, a partir de uma avaliação individual.

O lançamento da Scania oferece ao mercado quatro ferramentas: Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas. Além do serviço do Gestor de Frota.

1-1-22122016O produto está disponível por meio de dois pacotes: Análise e Desempenho.

O Análise é gratuito e válido por dez anos para os veículos que já tenham o módulo Communicator instalado e ativado. Com ele, tanto o cliente quanto a Casa Scania terão uma visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail de forma automática. O transportador terá acesso ao Portal de Gestão de Frotas para a funcionalidade de planejamento de serviços, que possibilita utilizar as informações de uso do veículo para planejar antecipadamente as paradas para manutenção. Por último, o veículo poderá enviar o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer uma das Casas Scania. Caso haja algum problema na viagem, o cliente terá um atendimento mais rápido e assertivo.

O pacote Desempenho tem uma assinatura mensal com um valor muito competitivo. Sairá cerca de R$ 200,00 por veículo. Ele incorpora os benefícios do pacote Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista.

“A sustentabilidade será um tema estratégico para as empresas nos próximos anos. Os embarcadores vão contratar empresas logísticas inseridas nesta filosofia. Na mudança para um mundo digitalizado e um setor de transporte mais sustentável, vamos manter o diálogo com clientes e embarcadores para uma cooperação constante. Os Serviços Conectados Scania vão ao encontro dessa nova realidade”, conclui Barral.

Ferramentas

Com o Planejamento de Serviços, o transportador atinge uma maturidade e expande o controle de sua frota. A conectividade possibilita saber exatamente a quilometragem rodada de maneira on-line e independente de onde o veículo esteja, havendo, assim, uma maior objetividade na programação da operação diária. Para ter uma visão geral de todos os benefícios deste planejamento para o cliente, a Casa Scania vai acessar o Portal de Gestão de Frotas Scania, que mostrará todos os modelos da frota e um calendário para controlar os reparos, por meio do cadastro do plano de manutenção. Assim, o concessionário terá em mãos recursos gerados por esta ferramenta para atuar no agendamento ativo das revisões. Desse modo, o cliente encontrará agilidade no atendimento e ainda mais sortimento de peças. As vantagens são mais disponibilidade e produtividade do veículo e melhor assertividade para a solução de manutenção.

O Diagnóstico Remoto trabalha de três formas. Analisa os dados de condução em tempo real e, se necessário, promove ações de melhoria do condutor. Ainda aprimora a agilidade do trabalho do Scania Assistance (atendimento 24 horas). Caso haja uma parada emergencial do veículo, ao ligar para a central de apoio da Scania, o cliente informa o problema e o atendente acessa o módulo Communicator, que gera um relatório com os códigos das falhas. Com isso, o técnico socorrista irá até o local com a ocorrência completa, ou seja, saberá exatamente qual conserto fazer e qual peça levar.

E, por fim, com ele a rede Scania detecta eventuais problemas da frota para atuar proativamente no planejamento de serviços e na correção de avarias, o que aumenta a disponibilidade do veículo.

Já o Relatório de Tendências é periódico (semanal ou mensal). Ele apresenta de forma fácil e intuitiva dados de desempenho da frota, categorizados por parâmetros, como, por exemplo, consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade. Indicadores reportam se a performance está melhor ou pior em relação ao período anterior examinado.

O Portal de Gestão de Frotas visa criar uma nova relação entre cliente e rede de concessionárias Scania na busca da eficiência. Sua navegação é simples, objetiva e amigável. Ele oferece acesso on-line a dados e tendências, que possibilitam com maior clareza o planejamento e o gerenciamento da operação. Por meio dos dados recolhidos, a rede Scania realiza uma consultoria com informações aprofundadas e valiosas de detalhamentos qualitativos em diversos parâmetros, e identifica pontos que podem ser melhorados. Como benefícios ao transportador estão o aumento da disponibilidade do veículo, alta da performance dos condutores, redução dos custos por quilômetro rodado e detecção de desvios da performance da operação (por exemplo, infração da velocidade permitida ou guiar não economizando combustível).

O Gestor de Frotas é um serviço em que um especialista da rede Scania atuará nos clientes utilizando ao máximo as benfeitorias das ferramentas para aumentar a disponibilidade da frota e a confiabilidade do produto, e colocar em prática ações para reduzir os custos operacionais.

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Serviços como diferencial competitivo

Como parte de suas estratégias para manter os serviços como um diferencial competitivo, a Scania também anunciou, recentemente, que continua implementando uma profunda padronização do processo global de serviços, que deve estar concluída em 2017. O processo global surgiu a partir de um compilado das melhores práticas em Serviços na Scania em todo o mundo. Até o fim de 2016, a previsão é de que 30 Casas Scania estejam seguindo o novo padrão, e até o ano que vem a totalidade será concluída.

Com o novo processo global de Serviços, as Casas Scania passam a ter uma postura mais ativa em relação ao atendimento na oficina, como por exemplo, o planejamento de entrada dos veículos, um controle dos programas de manutenção, a previsão da utilização das peças, mais eficiência na alocação do time de mecânicos e maior previsão do uso de equipamentos e ferramentas. “O processo global de Serviços vai trazer uma série de benefícios concretos para os clientes, entre eles, a redução de até 75% do tempo total do veículo parado na oficina”, afirma Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento da Rede de Concessionárias da Scania no Brasil.

Para a rede, o novo processo trará também inúmeras vantagens como incremento na produtividade, aumento na eficiência, além de maior eficiência no faturamento da concessionária e redução no número de ordens de serviço abertas. “É um novo jeito de fazer Serviços”, conclui o gerente.

Na verdade, a Scania tem colocado serviços como foco estratégico do negócio, e não apenas um portfólio oferecido ao cliente. Serviços são tratados como prioridade. “Estamos vivendo um novo tempo para Serviços. Ou seja, nos preparando para um novo jeito de fazer serviços. Eficiência e rapidez são fundamentais para ter uma rede adequada para o futuro. E o fundamental, cada vez mais, será o tempo do cliente. Serviços precisam caminhar juntos com as mudanças globais. Hoje, o mundo está cada vez mais rápido, as pessoas mais conectadas, a digitalização fazendo parte constante do dia a dia e o setor de transportes recebendo demandas mais ágeis. Nesta nova realidade de mercado, os veículos não podem ficar parados mais horas do que o necessário. Por isso, os serviços devem ser dinâmicos”, declara Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Com essa iniciativa, a empresa pretende pavimentar o caminho para os novos desenvolvimentos da marca na busca por atender às demandas futuras do setor de transportes.

Nesse sentido, já no segundo semestre de 2015, a Scania criou a área de Pré-Vendas. Sua missão foi segmentar os mercados de atuação da marca, estudando cada aplicação e as necessidades dos clientes de caminhões semipesados, pesados rodoviários e fora de estrada, de ônibus urbanos e rodoviários, e de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia.

“Desde sua criação, a estratégia de Pré-Vendas em Serviços vem se desenvolvendo no dia a dia do cliente, entendendo cada aplicação e traçando estratégias específicas por segmento. Dessa forma, antecipamos necessidades, descobrimos oportunidades e criamos programas ainda mais personalizados. O cliente vem ganhando ainda mais vantagens, pois o trabalho da área oferece a solução mais adequada”, completa o diretor.

Amplo portfólio

Atualmente, as Soluções de Serviços Scania oferecem um portfólio desenvolvido para cada segmento desde caminhões semipesados, pesados, de ônibus urbanos e rodoviários até motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia – em busca da máxima disponibilidade.

As soluções também contemplam: Scania Assistance, um serviço de emergência 24 horas durante todo o ano e em qualquer localidade do Brasil (0800-019-4224), programas de manutenção, assistência técnica, treinamento de motoristas, checklist de serviços, atendimento remoto, Scania Oil, peças, sistema de troca de peças, pacotes de serviços, mão de obra especializada, reformadora e garantia Scania.

Outros serviços que o cliente pode adquirir são serviços dedicados na estrutura do cliente e o sistema de diagnose e programação.

Serviços dedicados

Com o objetivo de levar mais comodidade, a montadora oferece os serviços dedicados que contempla a montagem de uma estrutura Scania dentro do cliente. Com isso, ele elimina o tempo de deslocamento até uma concessionária, terá sempre peças e técnicos especializados à disposição, garante mais agilidade na manutenção, menor custo operacional e maior rentabilidade e produtividade.

A Scania oferece ainda um sistema de diagnose eletrônica, que analisa todas as informações do veículo por meio de um completo e detalhado relatório. Isso assegura manutenção ainda mais customizada e precisa, além de garantir maior disponibilidade. Essa modalidade personaliza as funções do caminhão conforme a necessidade do motorista e da operação e atualiza os softwares sempre que necessário.

Roberto Barral

Roberto Barral completa cinco meses à frente das operações Scania

Roberto Barral, o novo diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil, completou cinco meses no cargo e se mantém otimista em relação aos rumos do País no próximo ano. Segundo ele, apesar do momento desafiador, a Scania está apostando em uma recuperação da economia em 2017, mantendo os investimentos com foco em rentabilidade e sustentabilidade.

Roberto Barral ingressou na Scania em 1995 e acumulou experiência nas áreas comerciais e industriais da empresa. Em 2006, assumiu a gerência financeira da Codema, uma das principais concessionárias da marca no Brasil, período em que aprimorou seus conhecimentos sobre as operações de transporte dos clientes. Quatro anos depois, foi nomeado CFO da Scania Ibérica e permaneceu na posição por cinco anos até se tornar diretor-geral do Consórcio Scania, em 1.º de janeiro de 2016. Em março de 2016, foi anunciado como o novo diretor-geral da Scania no Brasil.

“Trabalhar em uma empresa conhecida por ser referência mundial em soluções de transporte sustentável é um privilégio. E estar à frente das operações comerciais do seu maior mercado, o Brasil, vem sendo um enorme desafio”, afirma Barral. “Já estamos conquistando alguns importantes objetivos. Todos da equipe e da rede de concessionárias são muito comprometidos. Estamos passando unidos com nossos clientes por este momento desafiador do mercado. O cliente vem aos poucos retomando a confiança em voltar a investir, e estamos prontos para oferecer a melhor solução de produtos e serviços para que as operações logísticas sejam rentáveis, eficientes, econômicas e sustentáveis.”

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